Estudo de Revestimentos de Liga Ni Aplicados em Aço Carbono Submetidos a Ensaios de Arrancamento


Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência ao arrancamento (cisalhamento) de revestimentos de superliga de Ni aplicados em aço carbono estrutural. Para isto, inicialmente foram aplicados os revestimentos através do processo de soldagem ao arco submerso (SAW), com diferentes parâmetros de soldagem, empregando-se o metal de adição ER NiCrMo-4 e um fluxo aglomerado, neutro e básico. Após a aplicação dos revestimentos foram usinados corpos de prova, além de projetar e construir uma garra para o ensaio de arrancamento de acordo com a norma ASTM A 265-09. Os principais resultados indicaram que quanto maior a diluição da solda, maior será a resistência ao arrancamento do revestimento. Além disso, o revestimento que apresentou a menor resistência ao cisalhamento (347,7MPa), ainda mostrou um nível aproximadamente 2,5 vezes maior em relação ao nível mínimo exigido pela norma (140MPa). Assim, os parâmetros de soldagem escolhidos proporcionaram revestimentos com ótima resistência ao cisalhamento.

Palavras-chave


Liga; niquel; aço carbono

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