1. Catalisadores ZnFe2O4 E NiFe2O4 Preparados por Reação de Combustão para Reação de Deslocamento do Gás de Vapor D’água (WGSR)

Ana Cristina Figueiredo Melo Costa, Débora Albuquerque Vieira, Patrícia Tatiana Araujo dos Santos, Braúlio Barros Silva, Rodrigo T. Pereira Lula, Heloysa M. C. Andrade, Lucianna Gama Vieira, Adriana A. de Jesus

Resumo


Os óxidos metálicos mistos do tipo espinélio são uma importante classe de materiais catalíticos mundialmente investigados em diferentes campos de aplicações. Desta forma, grande interesse tem sido focado em materiais com estrutura do tipo espinélio tais como aluminatos de magnésio, ferritas de níquel, aluminatos de cálcio e zinco. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo preparar pós de ferritas de níquel e zinco via reação de combustão usando glicina como combustível, visando sua utilização para reação de deslocamento do gás de vapor d’água em alta temperatura (WGSR ou HTS). Os pós resultantes foram caracterizados por medida de área superficial e isoterma de adsorção/dessorção por meio do método de adsorção de nitrogênio (BET), por difração de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) e atividade catalítica. Os resultados mostraram que a síntese por reação de combustão é efetiva na produção de pós de ferritas com elevada área superficial com valores de 79.4309 e 114.94 m2/g para NiFe2O4 e ZnFe2O4, respectivamente. Os difratogramas de raio-X revelam a presença das fases majoritária da estrutura do espinélio para as ferritas NiFe2O4 e ZnFe2O4, com tamanho de cristalito de 41 e 31 nm e traços de NiO e ZnO como fases secundárias, respectivamente. A ferrita de níquel apresentou maior atividade catalítica na faixa de temperatura de 250 – 450oC quando comparado a ferrita de zinco.

Palavras-chave


Catalisadores; reação de combustão; óxidos metálicos

Texto completo:

PDF


REMAP é uma revista de acesso livre e está cadastrada no Qualis da CAPES.